0

Caso dos Clãs apagados: Conclusão?

Author Anônimo    Category

Ola a todos, aqui é Leonardo do Fórum MapleCave, agora também no Blog MapleCave, trazendo novidades, curiosidades e diversidades, assim como faz o Tame ^^. E para minha primeira matéria, trago as últimas informações sobre um dos casos de maior discussão do Brasil MapleStory até hoje, o caso dos clãs apagados e contas invadidas.

Nessa última semana, as coisas foram agitadas no Fórum Oficial MapleStory da Level Up! Games, na Comunidade MapleStory - Level Up! no Orkut e até mesmo no Fórum MapleCave.

Tudo começou aproximadamente na terça-feira, dia 03 de novembro, quando jogadores relataram em um tópico do Fórum Oficial que alguns Clãs foram apagados. Dentre os clãs, estavam alguns dos mais conhecidos como a ModaFoca, que era primeiro lugar no Ranking de Missão de Clãs, o Clã Attack (carece de fontes) e Once, ambos bastante conhecidos no MapleStory Brasil.

Entretanto, no mesmo dia foi anunciado que várias contas haviam sido vítimas de invasão e que seus personagens haviam sido ou apagados ou banidos. Muitos também relataram que o "Cash" (dinheiro virtual obtido somente a partir de dinheiro real ou eventos) havia sido roubado das contas antes de serem apagadas. Contas e personagens de jogadores bastantes conhecidos foram vítimas dessa invasão, alguns até estavam entre os "Tops" do Ranking do MapleStory.

Algumas horas após relatar o ocorrido, um dos representantes da Level Up! Games no Fórum Oficial, o moderador Vannor, declarou que a empresa estava ciente do que aconteceu, mas que ainda não havia uma resposta oficial da empresa sobre o caso.

A resposta inicial do Vannor, ou talvez a falta de resposta por parte da Level Up! Games deixou os jogadores nervosos, principalmente pela perda de tempo e dinheiro que esse evento proporcionou aos mesmos. Membros discutiam sobre qual era a verdadeira causa do problema, quais atitudes tomaria a Level Up! Games perante o caso, e a clássica e velha discussão entre membros de clãs diferentes ou jogadores com atritos pessoais. As discussões tomaram tamanha dimensão, que em um dia, o tópico tinha alcançado 7 páginas.

Após muita discussão, Vannor retorna com a resposta oficial da empresa:

"Bom pessoal, venho aqui dar uma posição oficial sobre os casos:

Seguindo nossa política, não analisamos casos de hack. O jogo conta com alguns sistemas de segurança como o HackShield e o próprio PIN de acesso, além do login e senha, e na maioria desses casos parece ter havido uso de programas de terceiros junto com o jogo.

Sugerimos que chequem a segurança dos programas baixados e das máquinas usadas para acessar o jogo."

http://sites.levelupgames.com.br/Forum/maplestorybeta/forums/p/374816/3524937.aspx#3524937

Essa resposta desencadeou outra série de discussões, hipóteses e confusões presentes até o momento atual, inclusive ameaças de processos contra a Level Up! Games.

Existem atualmente duas hipóteses sobre o que pode ter ocorrido. Uma é dada pela Level Up! Games, afirmando que as causas podem ter sido programa de terceiros usados pelos jogadores (como visto na resposta do Vannor), e a outra pelos jogadores afirmando que o servidor da Level Up! Games teria sido invadido por alguém.

Alguns jogadores desconfiam que o possível programa causador do evento deva ser o conhecido "Anti-Crash" que supostamente protegia dos jogadores de tomar "Crash", ou seja, serem desconectados propositalmente por outros jogadores com a utilização do "Crash Hack", o que infelizmente tem se tornado bastante comum no MapleStory. O Crash Hack envia a mesma mensagem à vítima, repetidas vezes (Flood) burlando o sistema "anti-flood", e assim o jogador "cai". Os usuários do Anti-Crash afirmam que não podiam jogar sem ele, pois eles eram sempre perseguidos.

Diante de tudo que aconteceu, realizamos uma série de perguntas ao Moderador do Fórum Oficial, Vannor, para esclarecer algumas duvidas.



MapleCave: Qual a visão da Level Up! Games sobre tudo que ocorreu nesses últimos dias?
Vannor: Acreditamos que apesar da repercussão grande na comunidade e imagem negativa que ficou da empresa por “não ajudar” os jogadores, tudo foi ação de hackers contra jogadores específicos.

MC: Qual a possível causa de tudo que ocorreu nesses dias na visão da LUG?
Vannor: Acreditamos que a principal causa foi vingança, ou mera diversão, do/ dos hackers em questão. A idéia dele deve ter sido justamente de criar um hack e uma ferramenta de proteção contra o mesmo. Depois disso bastou espalhá-lo entre os jogadores que mais sofreram com isso. Claro, não podemos generalizar, pois segundo relatos nem todos os jogadores utilizavam desse programa.

MC: Alguns jogadores acham que o Anti-Crash pode ter sido o culpado das invasões das contas, mas caso seja verdade, as vítimas ainda põem a culpa da LUG por não evitar que programas de hack que provocam Crash funcionem no servidor. Como a LUG sabe diferenciar um Crash Hack de um Flood qualquer? E quais as medidas a LUG planeja tomar contra esses hacks?
Vannor: Como isso diz respeito das punições que os GMs realizam, não posso explicar os procedimentos em aberto, mas os jogadores que estão utilizando esses programas e são denunciados ou pegos em flagrante usando o programa, são punidos por alteração no client de jogo.


MC: Sobre os banimentos, o Anti-Crash pode ser culpado, ou seja, considerado hack?
Vannor: Não, o mais provável (principalmente pelos mapas em que ocorreram as punições), os jogadores tiveram seus personagens deletados e o autor se utilizou de algum hack que sabia que seria bloqueado na hora.


MC: Sobre as contas invadidas resultando em banimento ou exclusão da conta, o que a LUG irá fazer, ou sugere que os jogadores façam?
Vannor: Exclusão da conta? Difícil ter acontecido isso. Nenhuma conta é deletada. Os personagens sim, pode ter sido deletados. Como disse, a Level Up! não vai analisar os casos sozinha, pois o hack se trata de um crime virtual. Aconselhamos que procurem as autoridades responsáveis, e a Level Up! vai providenciar e auxiliar com qualquer material necessário as mesmas.

MC: Jogadores sugeriram que a LUG voltassem o jogo antes do ocorrido, ou seja, realizassem um Rollback. Existe possibilidade da empresa realizar tal ato?
Vannor: Não. A possibilidade do rollback no servidor nesse caso não existe.

MC: Jogadores afirmam que a LUG é passiva quanto a punições e medidas contra "Hacks". Qual a sua opinião sobre tais argumentos?
Vannor: Quanto as punições, não, estamos sempre punindo manualmente ou com ajuda do sistema de auto-block do jogo. Quanto as medidas contra, precisamos da Nexon e da Ahnlab, não temos realmente nenhuma autonomia nesse aspecto. Já está agendado o update da ferramenta e também uma mudança nas regras de conduta envolvendo programas ilegais.

MC: Esse evento causou grandes discussões no Fórum Oficial. Qual a opinião da LUG sobre os atos dos jogadores com relação a esse caso?
Vannor: Entendemos a revolta dos jogadores, entendemos que queiram nos culpar, pois estamos muito mais ao alcance deles do que o autor das invasões, e alguns palavreados e termos foram tolerados apenas nesse caso a meu pedido, pois também sou jogador e sei como me sentiria se algo do tipo acontecesse.

MC: Jogadores já estão organizando-se para realizar um processo judicial contra a LUG, afirmando que, a causa das contas invadidas é culpa total da empresa. Esse grupo diz que o servidor certamente deve ter sido invadido, usando como base outros casos de invasão do servidor da LUG, como em dezembro de 2005 e em fevereiro de 2006 envolvendo o jogo Ragnarok. Existe mesmo a possibilidade do servidor da empresa referente a MapleStory ter sido invadido? E as invasões do servidor referente ao Ragnarok realmente aconteceu?
Vannor: Caso houvesse qualquer erro da nossa parte, nossa equipe já estaria tomando as devidas providências, como houve recentemente no jogo Ragnarok. Apenas ressaltando que erro não inclui invasão de servidores, isso seria um problema. Sobre o passado de outros jogos, me desculpe, mas não estou informado e não vou buscar essa informação, pois acredito que não tenha nada a ver com o caso.

MC: Existe a possibilidade das pessoas recuperarem sua contas/personagens com tudo que havia antes do ocorrido?
Vannor: Não tenho essa informação precisa. Os personagens e níveis garanto que sim, equipamentos da conta porém, não posso afirmar com certeza.
Ainda no tópico referente a esse assunto, devido a grande massa de mensagens, o Vannor ainda disse que poderia tirar duvidas individuais sobre este caso, basta contatar ele pelo fórum, desde que não enviassem mensagens do tipo "vou processar", "Lug Fail", "Quero minha conta agora", "Vannor incompetente", etc...

Post comment

Siga-nos no Twitter! Siga-nos no Twitter!
Acompanhe as últimas novidades do nosso site! Siga-nos no Twitter.